domingo, 4 de outubro de 2009

A eterna briga publicitária



Todo mundo deve saber que a base do capitalismo é a mídia e a propaganda. Não adianta ter um excelente produto se as pessoas não falam dele e/ou a própria empresa não investe em anúncios do seu produto. Ou como você acha que o ‘iPod’ ou o ‘Playstation’ se tornaram produtos "cool" que fazem suas empresas faturarem milhões de dólares em vendas?

Pois é, sem a propaganda as empresas não seriam nada, e elas buscam desesperadamente deixar os seus respectivos produtos "cools". Para isso, apelam para mega-estrelas carismáticas como Britney Spears, David Beckham, Jackie Chan e Ronaldinho Gaúcho, mas às vezes todo esse esforço não trás bons resultados e então o negócio é praticamente entrar em guerra e fazer propaganda apelonas do seu produto denegrindo a imagem do outro concorrente.

Agora imaginem quando essa guerra é entre a Coca-Cola (com faturamento anual de US$ 23.1 bilhões) e a Pepsi (com faturamento anual de US$32.6 bilhões), duas das empresas mais poderosas do mundo. A guerra pode tomar proporções catastróficas para ambas e render alguns processos até perceberem que irão gastar mais dinheiro com advogados do que promovendo suas marcas. Isso talvez sirva como uma maneira desesperada de dizer que o seu produto é melhor que o da rival. O fato é que as campanhas publicitárias acabam se tornando excelentes e que resultam em grandes jogadas de marketing.















Nenhum comentário:

Postar um comentário