domingo, 11 de outubro de 2009

Artista da vez - THE VERVE

país: Inglaterra
gênero: rock/britpop
integrantes:
Richard Ashcroft (vocal)
Nick McCabe (guitarra)
Simon Tong (guitarra)
Simon Jones (baixo)
Peter Salisbury (bateria)

histórico: Apesar da banda ter se formado em 1989, apenas em 1992 saiu o primeiro trabalho, intitulado apenas de “Verve EP”. Pouco tempo depois, em 1993, é lançado “A storm in heaven”, com destaque para os singles “Blue” e “Slide away”.

Somente em 1997 o The Verve conheceria seu auge. “Urban hymns” foi o álbum mais clássico da banda, marcado por ótimas melodias aliadas ao som exacerbado de violinos. Foi premiado em 1998 como o melhor álbum do ano pelo British Awards, além de ter feito com que a banda fosse escolhida também como a melhor do ano, superando o Oasis e o Radiohead.

A música “Bitter sweet symphony”, presente nesse último álbum, representou toda a conturbação vivida pela banda. Acusada por Mick Jagger de plagiar um “sample” e a expressão "Bitter sweet symphony", o The Verve acabou perdendo na justiça todo o direito de criação dela, recebendo então Mick Jagger os royalties referentes ao uso e execução da música. O álbum ainda teve como single as músicas “The drugs don't work”, “Lucky man” e “Sonnet”.

Desgastada por brigas internas, problemas de saúde, brigas judiciais e pelo próprio sucesso, a banda e os fãs viram aos poucos o fim chegando, e em abril de 1999 fora decretado o fim oficial. A partir de então, Richard Ashcroft seguiu com carreira-solo e Simon Tong foi integrado ao Blur.

Em 26 de junho de 2007, a volta da banda foi anunciada. Um novo álbum, “Forth”, foi lançado, coincidindo com uma turnê iniciada em novembro em Glasgow, na Escócia. Em um anúncio oficial à época, a banda afirmou que a volta fora objetivada meramente “pelo prazer da música”.

destaque: Apesar de brigas incessantes na justiça pela disputa de propriedade, a música “Bitter sweet symphony” se tornou um clássico dos anos 90 e é até hoje uma das músicas mais requisitadas para filmes, campanhas e peças publicitárias mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário