terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Os 25 anos do Band Aid

Organizado por Bob Geldof e Midge Ure em 1984, o Band Aid foi um grupo composto da união de músicos britânicos e irlandeses (exceção de Robert Bell e Dennis Thomas, norte-americanos do Kool & The Gang) com o intuito de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia.

Tudo começou quando Bob Geldof assistiu em outubro daquele ano a uma reportagem na BBC sobre a fome no país africano. Chocado com as imagens que vira, procurou através da música fazer algo que lhe permitisse angariar fundos para combater aquele flagelo.

Foi aí que o surgiu o compacto “Do they know it´s Christmas?” (“Eles sabem que é Natal?”). Se a Bob coube a coordenação do projeto, Midge ficou sendo o encarregado da parte musical. Produzido por Trevor Horn, o compacto logo figurou em primeiro lugar dentre os mais vendidos durante vários meses, tornando-se num intemporal hino de Natal. As vendas geraram à época um montante de cerca de £10 milhões de libras (US$18 milhões de dólares).

A fundação de caridade montada para arrecadar o dinheiro foi chamada de “Band Aid Trust”. Este projeto acabaria resultando no concerto Live Aid em 1985, que acabou se transformando em um fenômeno mundial, arrecadando dez vezes mais do que o lucro alcançado com o compacto do ano anterior.

O compacto original de “Do they know it´s Christmas?” foi gravado em um único dia, 25 de novembro de 1984 e lançado oficialmente em 15 de dezembro do mesmo ano, aproveitando propositadamente a época do Natal.


A formação original do Band Aid consistia dos seguintes músicos:
Bob Geldof, Midge Ure, Adam Clayton, Bono Vox, Andy Taylor, Phil Collins, Paul Weller, Steve Norman, James Taylor, David Bowie, Jon Moss, Chris Cross, George Michael, John Taylor, Martyn Ware, Sting, Paul Young, Tony Hadley, Glen Gregory, Simon Le Bon, Simon Crowe, Marilyn, Keren Woodward, Martin Kemp, Jody Watley, John Keeble, Gary Kemp, Roger Taylor, Sarah Dallin, Siobhan Fahey, Pete Briquette, Francis Rossi, Robert Bell, Dennis Thomas, Rick Parfitt, Nick Rhodes, Johnny Finger, Boy George, Holly Johnson, Paul McCartney, Stuart Adamson, Bruce Watson, Tony Butler e Mark Brzezicki.


Nenhum comentário:

Postar um comentário