segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Abaixo à hipocrisia!

O sistema de cotas adotado na última década por lei no Brasil visa estabelecer igualdade social nas disputas por vagas em instituições públicas, para que todos tenham o direito a disputarem em condições iguais e justas. Aparentemente perfeito… e quase utópico.

Esse sistema tem como objetivo garantir vagas para pobres, negros, indígenas e deficientes nas diferentes instituições governamentais. É também uma maneira de combater o “preconceito” para com as classes mais desfavorecidas. Ou era pra ser.

Não notou algo estranho nisso tudo? Por que garantir vagas para negros, indígenas e deficientes?

Ok, pobres por não terem tido uma formação a nível de escolas particulares, o que ainda assim não justifica, pois há vários casos de pessoas de classe baixa conseguirem passar em 1° lugar em grandes universidades, tudo com esforço e dedicação. Mas e os negros, indígenas e deficientes? Eles não são capazes de conseguirem uma vaga com seu próprio esforço? A cor da pele define a inteligência de alguém desde quando? Quando alguém perde, por exemplo, o movimento das pernas, também perde a capacidade de aprender?

A única coisa que se consegue pensar quando é falado sobre o sistema de cotas é que os inseridos nessas situações são incapazes de conseguir algo por si só. Esse pensamento vem não por minha ou sua culpa, mas é a idéia que isso realmente nos passa.

Seria um negro menos inteligente que um branco?

Um deficiente é incapaz de pegar um livro para estudar?

O sistema de cotas é puro racismo/preconceito. Só não vê isso quem não quer ou quem simplesmente se acomoda pelo fato de estar sendo beneficiado.

Pois bem. Então que o governo, em suas 3 esferas, crie mecanismos capazes de oferecer a toda população, das classes A a E, uma educação condizente e eficaz de forma com que a sociedade não enfrente certas hipocrisias criadas por esse mesmo governo, que há anos, e porque não há décadas, tenta 'tapar o sol com a peneira', se esquivando de suas obrigações.

Abaixo à hipocrisia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário