sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O verdadeiro sentido do Natal

Andando pelas ruas das cidades, percebe-se que as casas estão todas enfeitadas. O comércio apresenta suas fachadas luminosas, vitrines decoradas com muitas cores. Atrativos os mais diversos para o consumo. É o Natal do mundo materialista e do velhinho de barbas.

Floresce o espírito de fraternidade, solidariedade, caridade e amor, como nunca. Festas de confraternização são organizadas. Trocam-se presentes. Doam-se cestas de alimentos. Famílias se reúnem. Ceias e almoços se realizam.

E o aniversariante?!

Sabemos de fato o que representa o Natal?

A verdadeira razão do Natal, Jesus, o Salvador, não tem vez.

Natal é todo dia e começa em nossos lares, no trabalho, no grupo de amigos, nos locais onde freqüentamos. Enfim, é a vivência e a prática dos ensinamentos do Mestre.

Se Jesus, “o aniversariante”, ocupasse em nossos corações o espaço que lhe é de direito, o mundo seria bem melhor. Não haveria tanta violência, crianças e pedintes pelas ruas, casamentos desfeitos, traições, guerras, tantas doenças provocadas pela prática desenfreada do sexo, os nossos políticos pensariam, com certeza, nos menos favorecidos, não haveria tantas injustiças sociais, não haveria tanto desemprego, não seríamos falsos cristãos. Mas não vivificamos os ensinamentos de Jesus.

Natal é partilhar o que somos e o que temos, principalmente com aqueles que não são respeitados como gente. É saber perdoar, dialogar e esquecer as ofensas recebidas, é ouvir, é deixar o egoísmo e descobrir que o mundo não existe apenas em volta de você, é reconhecer o erro e pedir desculpas, é respeitar o próximo, é fazer do lar um lar verdadeiramente cristão, é os cristãos se respeitando e deixando de lado suas diferenças doutrinárias para juntos anunciarem a boa nova que é Jesus Cristo, é saber fazer uso do dinheiro, o sexo por amor e não pelo desejo, é ter humildade e não fazer do poder o objetivo da própria existência, é pensar como Jesus pensou, é procurar fazer o que Ele fez e amar como Ele amou.

O Natal que eu quero e desejo para você é o verdadeiro Natal cristão.

O Natal que eu quero e desejo para você é um Natal diário, repleto de amor e paz, cheio da presença de Jesus Cristo e que Ele nasça em nossos corações todos os dias do ano.


Um feliz e santo Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário