quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os 70 anos (70!?) da rainha do rock

Para muitos, a chegada da idade significa tirar o pé do acelerador e diminuir o ritmo do cotidiano. Celebrando 70 anos de idade neste 26 de novembro, Anna Mae Bullock, ou melhor, Tina Turner, continua na ativa e comemora seu aniversário com uma longa carreira após terminar uma expressiva turnê pela Europa.

Com um timbre de voz inconfundível e uma forma única de trabalhar as variações nos graves e agudos, a cantora cravou uma das carreiras de maior sucesso tanto no pop quanto no rock. Ao todo, desde o lançamento de Tina Turns The Country On (1963), são mais de 200 milhões de discos vendidos e hits que dominaram a parada americana como River Deep, Proud Mary, What's Love Got To Do With It, What You See is What You Get, Steamy Windows e We Don't Need Another Hero. São 27 faixas que estiveram entre as 10 melhores da Billboard, o ranking de músicas mais escutadas nos Estados Unidos.

Além de cantora, Tina também teve seu rosto marcado por interpretar alguns papéis memoráveis no cinema. Em 1975, viveu a Acid Queen na ópera-rock Tommy, composta pela banda britânica The Who. A americana também viveu Aunty Entity no terceiro filme da série Mad Max, em 1985, ao lado do australiano Mel Gibson.

No Brasil, a voz da cantora emplacou com as trilhas sonoras de novelas globais dos anos 80 e 90. Tina emprestou canções como Better Be Good To Me (Cambalacho - 1986), Two People (O Outro - 1987), Paradise is Here (Sassaricando - 1987), I Don't Wanna Lose You (Top Model - 1989), Love Thing (Sex Appeal - 1993), entre outras.

Em vez de frear suas atividades, Tina seguiu lançando discos e fazendo turnês. Seus sucessos continuaram entrando nas paradas com seus arranjos ou com remixes de DJs ou artistas mais novos.

Em outubro de 2008, Tina Turner deu o pontapé em uma turnê celebrando seus 50 anos de carreira em Kansas, nos Estados Unidos, e passando por mais de 25 cidades. Não satisfeita, em 14 de janeiro de 2009 a cantora embarcou para a Europa para shows na Alemanha, Bélgica, Áustria, Suíça, Inglaterra, França, Holanda, Irlanda, Noruéga, Suécia, Finlândia e República Tcheca. Nesta etapa, foram cerca de 50 shows feitos, em sua maioria com ingressos esgotados antecipadamente.

Dessa forma, só nos resta desejar felicidades mil, com mais trabalhos musicais e muitas e muitas turnês. Vida longa à eterna rainha do rock!

Tina Turner - Tina!, Her Greatest Hits (2008)

01. Steamy Windows
02. River Deep Mountain High
03. Better Be Good To Me
04. The Acid Queen
05. What You Get Is What You See
06. What's Love Got To Do With It
07. Private Dancer
08. We Don't Need Another Hero (Thunderdome)
09. I Don't Wanna Fight
10. GoldenEye
11. Let's Stay Together (live)
12. I Can't Stand The Rain (live)
13. Addicted To Love (live)
14. The Best (live)
15. Proud Mary
16. Nutbush City Limits
17. It Would Be A Crime
18. I'm Ready

Nenhum comentário:

Postar um comentário