domingo, 8 de novembro de 2009

Artista da vez - DIRE STRAITS

país: Inglaterra
gênero: rock
integrantes:
Mark Knopfler (vocal e guitarra)
David Knopfler (guitarra)
John Illsley (baixo)
Pick Withers (bateria)

histórico: Embora formada em uma época em que o punk rock reinava absoluto (1977), o Dire Straits decidiu lidar com as convenções do rock clássico, firmando-se em uma sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som superproduzido do rock dos anos 70.

Não tardou para que a banda se tornasse conhecida mundialmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum.

Entre suas canções mais conhecidas estão "Sultans of swing", "Lady writer", "Romeo and Juliet", "Private investigations", "So far away", "Money for nothing", "Walk of life", "Your latest trick" e
"Brothers in arms".

Apesar do grande sucesso, a banda terminou sem estardalhaços em 1995, quando Mark Knopfler expressou o desejo de não mais fazer turnês em larga escala, passando imediatamente a dedicar-se integralmente à sua carreira solo.

O álbum “Brothers In Arms”, lançado em 1985, tornou-se, até então, o disco mais vendido do Reino Unido em todos os tempos. Alcançou também o topo das paradas em dezenas de países mundo afora, incluindo o Brasil. Foi origem de vários singles de sucesso, como o hit número 1 nos Estados Unidos “Money for nothing”, que foi também o 1º vídeo-clipe apresentado na MTV do Reino Unido.

O sucesso comercial do disco foi ajudado pelo fato de ter sido um dos primeiros álbuns completamente gravado e produzido no então novo formato CD, levando aos admiradores da nova tecnologia a venerarem o álbum.

curiosidades: O vídeo musical da canção “Money for nothing” foi o primeiro a ser exibido pela MTV européia e o mais exibido pela MTV americana até os dias de hoje.

A banda se chamava inicialmente "Cafe Racers". Ao observar as condições precárias do grupo, um amigo do então baterista Pick Withers fez uma piada sugerindo que a banda deveria se chamar "Dire Straits", que em inglês é uma gíria usada para designar algo ou alguém em situação financeira muito ruim. A sugestão foi aceita com bom humor pelos integrantes que adotaram o nome dali para a frente. O nome soa um tanto irônico hoje em dia visto que o Dire Straits se tornou uma das mais rentáveis e bem sucedidas bandas da história da música, e seu líder, Mark Knopfler, entre os artistas mais ricos do mundo.

O grupo foi em 1985 um dos grandes responsáveis pela divulgação e disseminação do então novo e revolucionário formato de áudio digital, o compact disc. A Philips, criadora do CD, era patrocinadora da mega-turnê da banda naquele ano e usou o grande sucesso comercial do disco “Brothers In Arms” para alavancar a popularidade do novo formato.

O álbum “Brothers In Arms” foi o primeiro CD da história a vender 1 milhão de cópias. Dizia-se na época que existiam mais CDs do Dire Straits que players para tocá-los.

Para o encerramento da turnê “Brothers In Arms”, em abril de 1986, foram programadas 5 apresentações na Austrália. Em alguns dias de venda, a demanda por ingressos exigia mais 15 apresentações extras. Mark Knopfler teve de ir a redes de TVs locais pedindo que parassem de comprar ingressos, pois estavam cansados pela longa turnê e tinham de voltar para a casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário