quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O dia em que a música morreu

O dia 3 de fevereiro de 1959 entrou para a história como sendo uma das datas mais tristes da história da música: um avião se choca em uma montanha em Clear Lake, estado norte-americano de Iowa, matando seus 3 célebres passageiros: J.P. Big Bopper Richardson, Ritchie Valens e Buddy Holly, tornando a data conhecida como "o dia em que a música morreu".

O rock tinha acabado de nascer e não conseguia manter uma boa base para continuar crescendo. Elvis foi para a guerra e quando voltou resolveu fazer filmes e músicas de qualidade duvidosa. Jerry Lee Lewis estava enterrado pelas críticas com o casamento com sua prima de 13 anos. Chuck Berry estava preso pelo caso de prostituição com uma menor. Little Richard encontrou a luz, abandonou o rock e foi para a igreja.

Nesse cenário decadente, surge os 3 astros que reviraram e reviveram a música. Eram todos jovens ainda e talvez não tivessem uma carreira longa e famosa, mas a morte prematura fez com que todos eles entrassem para a história do rock.


Ritchie Valens (13.05.1941) tinha apenas 17 anos e talvez se tornasse o que os americanos chamam de one hit wonder, mas o fato é que ele acertou em cheio ao gravar “La bamba”, “Donna” e “Come on let´s go”, tornando-o digno de nota na história da ascensão dos latinos na cultura de massas americana.

J.P. Big Bopper Richardson (24.10.1930) era nada mais nada menos que o DJ mais famoso da América e autor do hit “Chantilly Lace”, que para alguns não passa de uma música engraçada, mas que foi sucesso e fez muitos se sentirem "vivos por dentro", como somente uma música de verdade é capaz.

Buddy Holly (07.09.1936) com certeza era o mais importante dos 3, possuía mais canções gravadas que os outros 2, e ainda é possível encontrar vários bootlegs e álbuns oficiais internet afora. Ele popularizou o que hoje é o padrão do rock: 2 guitarras, 1 baixo e 1 bateria. E a sua influência não pára por aí. Os Beatles e os Rolling Stones eram seus fãs incondicionais e seus trabalhos foram profundamente influenciados por Buddy. A primeira canção gravada por Mick Jagger & cia., "Not Fade Away", foi em homenagem a Buddy e os Beatles criaram seu nome a partir do nome da banda de Buddy Holly, The Crickets. E como se não bastasse, o rapaz usava óculos e ninguém usava óculos no showbizz antes dele.

O acidente ocorreu na madrugada de 3 de fevereiro de 1959, logo após um show em Clear Lake. Os 3 participavam da turnê “Winter Dance Party”, consolidando junto aos fãs do meio-oeste americano o sucesso. Após infindáveis e extenuantes viagens de ônibus, ao longo de estradas constantemente cobertas de neve, Buddy Holly, cansado, resolveu fretar um avião para continuar a turnê. Havia mais 2 lugares vagos, um deles ocupado por Big Bopper que estava gripado e cansado da longa turnê. A última vaga foi disputada entre vários artistas, e quis o destino que o escolhido fora Ritchie Valens.

O pequeno avião caiu em uma plantação de milho cerca de 8 quilômetros depois de decolar do aeroporto de Mason City, em Iowa. Os corpos dos músicos foram encontrados espalhados pelo campo, e o piloto preso nas ferragens do avião. As causas do acidente nunca foram esclarecidas. Essa foi a primeira e última viagem de avião do trio.

A música sofreu um baque e demoraria para se recuperar. Foi preciso que alguns garotos mal educados de Liverpool aparecessem cantando “I Want To Hold Your Hand”.

Então, a partir da metade da década de 60, o rock resgataria sua vocação transgressora, e no início de 70, Don McLean escreve e lança “American Pie”. A canção transformou-se num estrondoso sucesso e chegou ao primeiro lugar nos tops norte-americanos. A sua letra extensa e enigmática contém dezenas de referências a vários artistas, canções, lugares e acontecimentos da história do rock n’ roll. O significado das suas metáforas tem sido debatido durante anos pelos admiradores da música, o que gerou diversas hipóteses que tentam esclarecer cada frase escrita por Don McLean.

A música fala sobre o dia em que a música morreu, numa alusão ao acidente de avião, tecendo um comentário acerca de como o rock n´ roll mudou nos anos que se seguiram. McLean aparenta lamentar a falta de música “dançável”, em parte atribuindo essa carência à ausência de Buddy Holly e seus companheiros. A verdade é que, dessa data em diante, o rock n´roll nunca mais seria o mesmo. Triste destino. Triste fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário