sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A magia do Natal

Chegamos naquela época do ano onde ouvimos a todo instante: "de novo chegou dezembro, como o tempo passou voando". Os shoppings e centros de comércio estão abarrotados de gente, os supermercados com filas intermináveis, as ruas estão decoradas com inúmeros enfeites e nota-se muita correria. Pessoas se movimentando para lá e para cá em um ritmo frenético, lutando contra os seus relógios, em prol de conseguir fazer tudo o que desejam.

Crianças são questionadas sobre o que é o Natal para elas, e como não poderia deixar de ser, a resposta é sempre uma só: Papai Noel. Não vêem a hora de ganhar seus presentes tão aguardados, mesmo na maioria das vezes estes sendo entregues muito antes do dia 25 ou não sendo tão merecidos assim como prega a lenda de serem boas crianças durante o ano.

Neste auge de contradições, de consumismo exacerbado, paremos e refletimos por um instante. Será que esta data vem sendo comemorada como realmente deveria ou cada vez mais estamos nos deixando levar por uma inversão de valores?

O real significado do Natal é a lembrança do nascimento de Jesus Cristo. Na verdade, não só a lembrança, mas sim, o resgate a todas as dádivas que o mestre nos ensinou carinhosamente, como o perdão, a fraternidade, o amor, a humildade, a gentileza.

É fácil teorizar, o complicado é colocar em prática esta mensagem do bem, que tanto se afasta de nós nestas vidas tumultuadas que levamos hoje.

Mas, nunca é tarde para abrirmos nossos olhos e enxergarmos que o Natal deve se fazer presente o ano todo, não apenas no final de dezembro. Que o ano novo nada mais é do que uma oportunidade que temos de sermos diferentes, mas que não precisa começar necessariamente dia 1º de janeiro, pois podemos começar um novo ano e uma nova conduta dentro de nós hoje mesmo. Basta a gente querer isso.

Que olhemos o Natal como uma época de paz, harmonia entre as pessoas, proximidade com quem estivemos longe o ano todo, fraternidade a nossos irmãos sofredores, reunião com familiares queridos, alegria de uma forma geral.

Ruas iluminadas, luzes por toda a cidade, casas enfeitadas, pessoas mais dispostas a um abraço sincero, mesmo que este seja ainda apenas um por ano, mas ainda assim já é uma boa atitude, melhor do que nada.

Vamos aproveitar que esta é uma época que paira sobre o planeta uma atmosfera mais suave, mais doce, mais fraterna (daí o motivo de muitas pessoas ficarem emocionadas ou se sentirem mais sensíveis e felizes em dia de Natal) e sentirmos Jesus dentro da gente, nos voltando para a espiritualidade e agradecendo a tantas bênçãos recebidas, vitórias alcançadas, oportunidades concedidas.

Que saibamos enxergar o Natal brilhar exteriormente, mas também, que o deixemos brilhar dentro de nossos corações, acreditando em um mundo de paz, de esperança e em pessoas sinceramente mais felizes e mais humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário