No dia 13 de julho de 1985 aconteceu um dos maiores eventos de música de todos os tempos, o Live Aid. Os idealizadores do evento foram os músicos Bob Geldof e Midge Ure, que conseguiram mobilizar muitos astros da música em prol das vítimas da fome na Etiópia.
Grandes nomes do rock se apresentaram no estádio de Wembley, em Londres, além de outros 3 palcos montados para o evento. Os outros palcos estavam na Filadélfia (Estados Unidos), em Sydney (Austrália) e em Moscou (Rússia).
Entre tantos nomes que se apresentaram na Inglaterra, alguns se destacaram, como Queen, U2, Paul McCartney, Dire Straits, David Bowie e The Who. No palco dos Estados Unidos outros grandes artistas subiram ao palco, entre eles Judas Priest, Led Zeppelin com Phil Collins na bateria - que não tocavam juntos desde a morte de John Bonham em 1980 - e a formação original do Black Sabbath, que também não se reunia desde 1979 com a saída de Ozzy Osbourne e só voltou a tocar com essa formação em 1992. Devido a importância desse evento, sua grandeza e o motivo para sua realização, o dia 13 de julho passou a ser considerado o "Dia Mundial do Rock".
Mas sua história é bem mais antiga...
1931
Adolph Rickenbacker e George Beauchamp desenvolveram a primeira guitarra elétrica. Antes deles, outros fizeram tentativas nesse sentido, mas sem sucesso. O modelo de Beauchamp e Rickenbacker, conhecido como 'frigideira', foi a primeira guitarra havaiana elétrica. Esse modelo foi evoluindo até ser desenvolvida a guitarra elétrica de corpo maciço.
1945
Muddy Waters troca o violão por uma guitarra, presente de seu tio. No ano seguinte ele grava o primeiro blues elétrico de Chicago.
1948
Apesar de alguma controvérsia a respeito de qual foi o primeiro rock da história, muitos apostam na canção "We're gonna rock, we're gonna roll", do saxofonista de Detroit Wild Bill. A música foi lançada em 1948. No ano seguinte, Wild Bill lançou um disco chamado simplesmente "Rock And Roll".
1949
A história do rock no Brasil também tem suas controvérsias. Alguns dizem que o primeiro rock gravado no país foi a música "Bonitão", de Gilberto Alves.
1951
Na década de 1950, o rock começa a criar forma, se diferenciando cada vez mais do blues.
No ano de 1951, o 'disc jockey' Alan Freed monta o programa de rádio 'Moondog Rock N' Roll Party'. O programa tinha o intuito de levar a música feita e ouvida por negros ao público jovem branco. Nessa época a segregação e o preconceito racial eram muito fortes nos Estados Unidos. Alan Freed foi o primeiro 'DJ' a chamar aquele novo estilo de música de "rock and roll". Essa expressão era uma gíria dos negros norte-americanos para designar o ato sexual.
No mesmo ano é lançado o disco "Rocket 88", de Ike Turner. Este é um dos discos que disputam até hoje o título de primeiro disco de rock da história.
1952
Alan Freed se destaca nas rádios norte-americanas com seu programa e organiza o primeiro show de rock: ‘Moondog Coronation Ball’. No mesmo ano, Little Richard lança suas primeiras gravações em compactos.
Ainda no ano de 1952, o músico Lester Polfuss constrói a primeira guitarra elétrica de corpo maciço que levou o seu nome artístico: Les Paul, fabricada pela Gibson Guitar Company.
1953
Na briga das guitarras, Leo Fender inventa o modelo Stratocaster, que anos mais tarde seria imortalizada nas mãos de Jimi Hendrix. Neste ano, o jovem Elvis Presley registra suas primeiras gravações caseiras.
1954
A versão de Bill Haley da música "Rock around the clock" é incluída na trilha sonora do filme "Blackboard Jungle", que no Brasil foi lançado como "Sementes da violência". A canção foi escrita originalmente em 1952 por Max Freedman e James Myers.
1955
Quando o filme "Sementes da Violência" estreou no Brasil, logo a música "Rock around the clock" ganhou uma versão da cantora Nora Ney, ainda em inglês.
Na metade da década, em 55, Chuck Berry lança suas primeiras gravações que causam impacto por serem as primeiras a elevar a guitarra ao posto de instrumento principal na canção. Ainda em 1955, Elvis Presley assina contrato com a gravadora RCA.
1956
O primeiro LP de Elvis Presley chega às lojas, trazendo canções como "Blue suede shoes", "Tutti-frutti" e "Blue moon". Ainda neste ano é lançado o segundo LP, "Elvis".
1957
Ronald Padavona inicia sua carreira com a banda Vegas Kings e adota o nome artístico Ronnie James Dio. Logo a banda mudaria de nome para Ronnie and the Redcaps.
O primeiro rock escrito em português, "Rock and Roll em Copacabana", foi gravado por Cauby Peixoto.
Provavelmente o primeiro grande escândalo da história do rock: de 37 shows agendados no Reino Unido, Jerry Lee Lewis tem 34 deles cancelados após ser descoberto que sua noiva é uma garota de apenas 13 anos e sua prima.
1960
Em 10 de maio, um quinteto chamado Silver Beetles tocam seis músicas em um bar de Liverpool para Larry Parnes, famoso empresário inglês.
1961
Para descrever e diferenciar seu estilo de tocar, o guitarrista Dick Dale usa o termo 'surfing' para designar suas músicas. Nascia então um sub-gênero do rock, a 'Surf Music'.
No Brasil, um jovem cantor capixaba lança seu primeiro disco, "Louco Por Você", em agosto. O cantor era Roberto Carlos. Esse disco não fez tanto sucesso na época, mas marcou o início da carreira de um dos mais importantes músicos da Jovem Guarda.
1962
Em outubro os Beach Boys lançam seu primeiro disco, "Surfin' Safari".
1963
O segundo disco de Bob Dylan é lançado, "The Freewheelin' Bob Dylan", trazendo seu primeiro grande sucesso, "Blowing in the wind". Em abril do mesmo ano é lançado "Please Please Me", o primeiro LP dos Beatles. Sucessos como "Love me do" e "Twist and shout" estão neste disco.
1964
A 'Beatlemania' estoura e contamina os Estados Unidos com a música "I wanna hold your hand" atingindo o topo das paradas. O primeiro filme dos Beatles é lançado, "A Hard Day's Night".
Em abril é lançado "England's Newest Hitmakers", primeiro disco do grupo Rolling Stones.
1965
O rock crescia em todo mundo. No Brasil, a TV Record começa a transmitir o programa "Jovem Guarda", que deu nome a toda uma geração de músicos diretamente influenciados por Elvis e pelos Beatles. Os apresentadores do programa eram Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
O ano de 1965 viu nascer a banda Velvet Underground, com temáticas e sonoridade de difícil aceitação para a época.
Em julho foi lançado o disco "Out Of Our Heads", dos Rolling Stones, contendo o maior sucesso do grupo, "(I can't get no) Satisfaction".
O primeiro disco do The Who é lançado em dezembro, na Inglaterra com o título de "My Generation". Nos Estados Unidos saiu como "The Who Sings My Generation", com alterações na ordem das músicas no lado B do disco.
1967
No dia 1º de junho era lançado um dos mais importantes álbuns da música mundial, o oitavo disco dos Beatles, "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band".
Entre os dias 16 e 18 de julho aconteceu o primeiro grande festival de rock a céu aberto, o Monterey Pop Festival, na Califórnia. Cerca de 200.000 pessoas compareceram ao evento. Entre as atrações estavam Jimi Hendrix, The Who, Jefferson Airplane, Johnny Rivers e Big Brother & The Holding Company, banda que tinha como vocalista Janis Joplin, que foi considerada uma das grandes revelações do festival.
O primeiro álbum do The Doors foi lançado. O disco, auto-intitulado, traz os dois maiores sucessos do grupo: "Break on through" e "Light my fire".
1968
O ano de 1968 teve vários fatos marcantes para a história da música, entre eles o lançamento do álbum "We're Only In It For The Money", de Frank Zappa & The Mothers of Invention. O disco foi lançado em março e foi um dos primeiros a copiar a lendária capa do "Sgt. Peppers" dos Beatles.
Um dos maiores hinos do rock foi lançado: "Born to be wild", presente no primeiro disco do Steppenwolf, auto-intitulado. Essa música se tornou hino dos motociclistas em todo o mundo e ainda trouxe uma expressão que anos mais tarde iria nomear uma vertente do Rock: o heavy metal.
Em agosto desse ano Jimmy Page convida Robert Plant para cantar no New Yardbirds. Em outubro gravam o primeiro álbum, já com o nome de Led Zeppelin. O disco traz músicas como "Dazed and confused", "Communication breakdown" e "Babe, i´m gonna leave you".
No Brasil, os jovens praticamente se dividiam entre os fãs da Jovem Guarda e os fãs de MPB e Bossa Nova. 3 músicos que tocavam juntos desde 1965 lançam seu primeiro álbum em 1968, "Os Mutantes". A banda Mutantes trazia elementos estranhos para o público brasileiro da época. Os puristas da MPB eram contra o som cheio de guitarras e efeitos da banda. Aos poucos foram conquistando espaço e se tornaram uma das mais influentes bandas não só no Brasil como no mundo todo.
1969
O inglês David Bowie lança "Space Oddity", um de seus grandes sucessos, em 11 de julho. A data foi escolhida para coincidir com a chegada do primeiro módulo lunar na lua.
1969 marca o auge do movimento hippie e da contracultura. Nesse ano aconteceu o maior e mais importante festival de música até então realizado. Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, mais de 400 mil pessoas compareceram ao Woodstock Music & Arts Fertival. Apresentaram-se Janis Joplin, Grateful Dead, Jefferson Airplane, Carlos Santana, Jimi Hendrix, Joe Cocker e The Who, entre outros.
3 meses antes de se apresentar no Woodstock, o The Who lançou a ópera-rock "Tommy", obra-prima da banda que posteriormente virou filme e musical da Broadway.
1970
Os maiores nomes do heavy rock surgiram nessa década. Muitos deles continuam na ativa até hoje, nem sempre com trabalhos tão majestosos quanto nessa época. Muitas bandas acabaram, outras foram e voltaram. Essa é a década da consolidação do rock progressivo, do surgimento do heavy metal e do punk rock.
No dia 13 de fevereiro, uma sexta-feira, o primeiro disco do Black Sabbath era lançado. Com uma sonoridade densa, pesado e temas sombrios, o disco causou espanto na geração 'flower-power'. Nascia ali o heavy metal e a sonoridade que anos mais tarde geraria o doom metal.
Paul McCartney anuncia em 9 de abril o fim dos Beatles.
Em junho de 1970 o Deep Purple lança "In Rock", o primeiro disco de estúdio que trazia os novos integrantes Ian Gillan e Roger Glover. Clássicos desse álbum são "Child in time" e "Speed king".
Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, Jimi Hendrix é encontrado morto em 18 de setembro. O músico se sufocou com o próprio vômito após tomar pílulas para dormir.
No dia 4 de outubro o corpo de Janis Joplin é encontrado em um apartamento em Hollywood. A morte da cantora foi causada por uma overdose de heroína. Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas no litoral da Califórnia.
1971
Em janeiro Alice Cooper lança seu terceiro álbum, "Love It To Death", contendo seu primeiro grande sucesso: "I'm eighteen". Além da qualidade sonora, o vocalista chama atenção pela maquiagem e teatralidade inéditos até então. Posteriormente muitos iriam se influenciar em Alice, como Kiss, Twisted Sister, Marilyn Manson e Slipknot.
O mês de julho é marcado pela morte de um dos mais polêmicos músicos até então. Jim Morrison é encontrado morto na banheira de seu apartamento em Paris no dia 3 de julho. Oficialmente a morte foi divulgada como sendo causada por um ataque cardíaco. Um livro está prestes a ser lançado contando uma versão diferente da morte do vocalista. Segundo o livro, Morrison teria morrido de overdose em um bar e levado para seu apartamento.
John Lennon lança o álbum "Imagine" em 10 de agosto. Lennon se tornaria o ex-Beatles com maior sucesso na carreira solo.
Em agosto era lançado na Inglaterra o álbum "Who's Next", do The Who, considerado por muitos como o melhor disco do grupo.
A ópera-rock "Jesus Christ Superstar" é lançada e faz sucesso em todo o mundo. O papel de Jesus Cristo é interpretado por Ian Gillan.
1973
Um dos mais importantes álbuns da história chega às lojas: "The Dark Side Of The Moon", do Pink Floyd. O disco ficou 741 semanas na parada da Billboard e é considerado o quinto álbum mais vendido de todos os tempos, com mais de 40 milhões de cópias. "Time", "Money" e "Us and them" estão neste álbum.
O primeiro álbum do Queen é lançado em 13 de julho. A música que abre o disco, "Keep yourself alive", torna-se o primeiro clássico do grupo e a única que eles continuariam tocando por muitas turnês.
No Brasil, Raul Seixas lança seu terceiro disco com músicas inéditas, "Krig-Ha, Bandolo". O disco traz os primeiros sucessos do cantor como "Mosca na sopa", "Metamorfose ambulante", "Ouro de tolo" e "Al Capone". Raul é considerado o pai do rock brasileiro.
Um dos maiores fenômenos da música brasileira também lança seu primeiro disco em 73. O grupo Secos & Molhados trazia uma sonoridade diferente, misturando a MPB e o rock e chocava principalmente pela performance do vocalista Ney Matogrosso. O primeiro disco vendeu 300 mil cópias em 2 meses.
No último dia de 1973, o AC/DC faz sua estréia no palco do The Chequers Club, em Sydney, Austrália.
O Kiss foi formado e logo no ano seguinte lançam seus dois primeiros discos: "Kiss" e "Hotter Than Hell", causando polêmica pelas maquiagens e roupas que os integrantes usavam.
1974
Um grande festival acontece nos EUA, o California Jam. No dia 6 de abril mais de 200 mil pessoas assistem Black Sabbath, Emerson, Lake & Palmer, Eagles e Deep Purple com sua nova formação, trazendo David Coverdale e Glenn Hughes, entre outras bandas.
Alice Cooper fez o primeiro grande show de rock internacional no Brasil em 1974. Cerca de 100 mil pessoas compareceram ao Anhembi, em São Paulo, para assistir a apresentação que promovia o álbum "Muscle Of Love".
1975
Em 7 de abril Ritchie Blackmore anuncia que está deixando o Deep Purple. Para seu lugar o jovem Tommy Bolin é chamado. Blackmore formaria o Rainbow com os músicos do ELF, entre eles o vocalista Ronnie James Dio.
1975 viu o surgimento do Punk. Nos Estados Unidos, os Ramones assinam contrato de 5 anos com a gravadora Sire Records. O primeiro álbum do grupo seria lançado no ano seguinte.
Na Inglaterra o Sex Pistols é formado e também lançam seu sucesso "Anarchy in the UK" no final de 76.
Em 4 de dezembro, o guitarrista Tommy Bolin, do Deep Purple, morre devido a uma overdose.
Grandes nomes do rock se apresentaram no estádio de Wembley, em Londres, além de outros 3 palcos montados para o evento. Os outros palcos estavam na Filadélfia (Estados Unidos), em Sydney (Austrália) e em Moscou (Rússia).
Entre tantos nomes que se apresentaram na Inglaterra, alguns se destacaram, como Queen, U2, Paul McCartney, Dire Straits, David Bowie e The Who. No palco dos Estados Unidos outros grandes artistas subiram ao palco, entre eles Judas Priest, Led Zeppelin com Phil Collins na bateria - que não tocavam juntos desde a morte de John Bonham em 1980 - e a formação original do Black Sabbath, que também não se reunia desde 1979 com a saída de Ozzy Osbourne e só voltou a tocar com essa formação em 1992. Devido a importância desse evento, sua grandeza e o motivo para sua realização, o dia 13 de julho passou a ser considerado o "Dia Mundial do Rock".
Mas sua história é bem mais antiga...
1931
Adolph Rickenbacker e George Beauchamp desenvolveram a primeira guitarra elétrica. Antes deles, outros fizeram tentativas nesse sentido, mas sem sucesso. O modelo de Beauchamp e Rickenbacker, conhecido como 'frigideira', foi a primeira guitarra havaiana elétrica. Esse modelo foi evoluindo até ser desenvolvida a guitarra elétrica de corpo maciço.
1945
Muddy Waters troca o violão por uma guitarra, presente de seu tio. No ano seguinte ele grava o primeiro blues elétrico de Chicago.
1948
Apesar de alguma controvérsia a respeito de qual foi o primeiro rock da história, muitos apostam na canção "We're gonna rock, we're gonna roll", do saxofonista de Detroit Wild Bill. A música foi lançada em 1948. No ano seguinte, Wild Bill lançou um disco chamado simplesmente "Rock And Roll".
1949
A história do rock no Brasil também tem suas controvérsias. Alguns dizem que o primeiro rock gravado no país foi a música "Bonitão", de Gilberto Alves.
1951
Na década de 1950, o rock começa a criar forma, se diferenciando cada vez mais do blues.
No ano de 1951, o 'disc jockey' Alan Freed monta o programa de rádio 'Moondog Rock N' Roll Party'. O programa tinha o intuito de levar a música feita e ouvida por negros ao público jovem branco. Nessa época a segregação e o preconceito racial eram muito fortes nos Estados Unidos. Alan Freed foi o primeiro 'DJ' a chamar aquele novo estilo de música de "rock and roll". Essa expressão era uma gíria dos negros norte-americanos para designar o ato sexual.
No mesmo ano é lançado o disco "Rocket 88", de Ike Turner. Este é um dos discos que disputam até hoje o título de primeiro disco de rock da história.
1952
Alan Freed se destaca nas rádios norte-americanas com seu programa e organiza o primeiro show de rock: ‘Moondog Coronation Ball’. No mesmo ano, Little Richard lança suas primeiras gravações em compactos.
Ainda no ano de 1952, o músico Lester Polfuss constrói a primeira guitarra elétrica de corpo maciço que levou o seu nome artístico: Les Paul, fabricada pela Gibson Guitar Company.
1953
Na briga das guitarras, Leo Fender inventa o modelo Stratocaster, que anos mais tarde seria imortalizada nas mãos de Jimi Hendrix. Neste ano, o jovem Elvis Presley registra suas primeiras gravações caseiras.
1954
A versão de Bill Haley da música "Rock around the clock" é incluída na trilha sonora do filme "Blackboard Jungle", que no Brasil foi lançado como "Sementes da violência". A canção foi escrita originalmente em 1952 por Max Freedman e James Myers.
1955
Quando o filme "Sementes da Violência" estreou no Brasil, logo a música "Rock around the clock" ganhou uma versão da cantora Nora Ney, ainda em inglês.
Na metade da década, em 55, Chuck Berry lança suas primeiras gravações que causam impacto por serem as primeiras a elevar a guitarra ao posto de instrumento principal na canção. Ainda em 1955, Elvis Presley assina contrato com a gravadora RCA.
1956
O primeiro LP de Elvis Presley chega às lojas, trazendo canções como "Blue suede shoes", "Tutti-frutti" e "Blue moon". Ainda neste ano é lançado o segundo LP, "Elvis".
1957
Ronald Padavona inicia sua carreira com a banda Vegas Kings e adota o nome artístico Ronnie James Dio. Logo a banda mudaria de nome para Ronnie and the Redcaps.
O primeiro rock escrito em português, "Rock and Roll em Copacabana", foi gravado por Cauby Peixoto.
Provavelmente o primeiro grande escândalo da história do rock: de 37 shows agendados no Reino Unido, Jerry Lee Lewis tem 34 deles cancelados após ser descoberto que sua noiva é uma garota de apenas 13 anos e sua prima.
1960
Em 10 de maio, um quinteto chamado Silver Beetles tocam seis músicas em um bar de Liverpool para Larry Parnes, famoso empresário inglês.
1961
Para descrever e diferenciar seu estilo de tocar, o guitarrista Dick Dale usa o termo 'surfing' para designar suas músicas. Nascia então um sub-gênero do rock, a 'Surf Music'.
No Brasil, um jovem cantor capixaba lança seu primeiro disco, "Louco Por Você", em agosto. O cantor era Roberto Carlos. Esse disco não fez tanto sucesso na época, mas marcou o início da carreira de um dos mais importantes músicos da Jovem Guarda.
1962
Em outubro os Beach Boys lançam seu primeiro disco, "Surfin' Safari".
1963
O segundo disco de Bob Dylan é lançado, "The Freewheelin' Bob Dylan", trazendo seu primeiro grande sucesso, "Blowing in the wind". Em abril do mesmo ano é lançado "Please Please Me", o primeiro LP dos Beatles. Sucessos como "Love me do" e "Twist and shout" estão neste disco.
1964
A 'Beatlemania' estoura e contamina os Estados Unidos com a música "I wanna hold your hand" atingindo o topo das paradas. O primeiro filme dos Beatles é lançado, "A Hard Day's Night".
Em abril é lançado "England's Newest Hitmakers", primeiro disco do grupo Rolling Stones.
1965
O rock crescia em todo mundo. No Brasil, a TV Record começa a transmitir o programa "Jovem Guarda", que deu nome a toda uma geração de músicos diretamente influenciados por Elvis e pelos Beatles. Os apresentadores do programa eram Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
O ano de 1965 viu nascer a banda Velvet Underground, com temáticas e sonoridade de difícil aceitação para a época.
Em julho foi lançado o disco "Out Of Our Heads", dos Rolling Stones, contendo o maior sucesso do grupo, "(I can't get no) Satisfaction".
O primeiro disco do The Who é lançado em dezembro, na Inglaterra com o título de "My Generation". Nos Estados Unidos saiu como "The Who Sings My Generation", com alterações na ordem das músicas no lado B do disco.
1967
No dia 1º de junho era lançado um dos mais importantes álbuns da música mundial, o oitavo disco dos Beatles, "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band".
Entre os dias 16 e 18 de julho aconteceu o primeiro grande festival de rock a céu aberto, o Monterey Pop Festival, na Califórnia. Cerca de 200.000 pessoas compareceram ao evento. Entre as atrações estavam Jimi Hendrix, The Who, Jefferson Airplane, Johnny Rivers e Big Brother & The Holding Company, banda que tinha como vocalista Janis Joplin, que foi considerada uma das grandes revelações do festival.
O primeiro álbum do The Doors foi lançado. O disco, auto-intitulado, traz os dois maiores sucessos do grupo: "Break on through" e "Light my fire".
1968
O ano de 1968 teve vários fatos marcantes para a história da música, entre eles o lançamento do álbum "We're Only In It For The Money", de Frank Zappa & The Mothers of Invention. O disco foi lançado em março e foi um dos primeiros a copiar a lendária capa do "Sgt. Peppers" dos Beatles.
Um dos maiores hinos do rock foi lançado: "Born to be wild", presente no primeiro disco do Steppenwolf, auto-intitulado. Essa música se tornou hino dos motociclistas em todo o mundo e ainda trouxe uma expressão que anos mais tarde iria nomear uma vertente do Rock: o heavy metal.
Em agosto desse ano Jimmy Page convida Robert Plant para cantar no New Yardbirds. Em outubro gravam o primeiro álbum, já com o nome de Led Zeppelin. O disco traz músicas como "Dazed and confused", "Communication breakdown" e "Babe, i´m gonna leave you".
No Brasil, os jovens praticamente se dividiam entre os fãs da Jovem Guarda e os fãs de MPB e Bossa Nova. 3 músicos que tocavam juntos desde 1965 lançam seu primeiro álbum em 1968, "Os Mutantes". A banda Mutantes trazia elementos estranhos para o público brasileiro da época. Os puristas da MPB eram contra o som cheio de guitarras e efeitos da banda. Aos poucos foram conquistando espaço e se tornaram uma das mais influentes bandas não só no Brasil como no mundo todo.
1969
O inglês David Bowie lança "Space Oddity", um de seus grandes sucessos, em 11 de julho. A data foi escolhida para coincidir com a chegada do primeiro módulo lunar na lua.
1969 marca o auge do movimento hippie e da contracultura. Nesse ano aconteceu o maior e mais importante festival de música até então realizado. Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, mais de 400 mil pessoas compareceram ao Woodstock Music & Arts Fertival. Apresentaram-se Janis Joplin, Grateful Dead, Jefferson Airplane, Carlos Santana, Jimi Hendrix, Joe Cocker e The Who, entre outros.
3 meses antes de se apresentar no Woodstock, o The Who lançou a ópera-rock "Tommy", obra-prima da banda que posteriormente virou filme e musical da Broadway.
1970
Os maiores nomes do heavy rock surgiram nessa década. Muitos deles continuam na ativa até hoje, nem sempre com trabalhos tão majestosos quanto nessa época. Muitas bandas acabaram, outras foram e voltaram. Essa é a década da consolidação do rock progressivo, do surgimento do heavy metal e do punk rock.
No dia 13 de fevereiro, uma sexta-feira, o primeiro disco do Black Sabbath era lançado. Com uma sonoridade densa, pesado e temas sombrios, o disco causou espanto na geração 'flower-power'. Nascia ali o heavy metal e a sonoridade que anos mais tarde geraria o doom metal.
Paul McCartney anuncia em 9 de abril o fim dos Beatles.
Em junho de 1970 o Deep Purple lança "In Rock", o primeiro disco de estúdio que trazia os novos integrantes Ian Gillan e Roger Glover. Clássicos desse álbum são "Child in time" e "Speed king".
Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, Jimi Hendrix é encontrado morto em 18 de setembro. O músico se sufocou com o próprio vômito após tomar pílulas para dormir.
No dia 4 de outubro o corpo de Janis Joplin é encontrado em um apartamento em Hollywood. A morte da cantora foi causada por uma overdose de heroína. Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas no litoral da Califórnia.
1971
Em janeiro Alice Cooper lança seu terceiro álbum, "Love It To Death", contendo seu primeiro grande sucesso: "I'm eighteen". Além da qualidade sonora, o vocalista chama atenção pela maquiagem e teatralidade inéditos até então. Posteriormente muitos iriam se influenciar em Alice, como Kiss, Twisted Sister, Marilyn Manson e Slipknot.
O mês de julho é marcado pela morte de um dos mais polêmicos músicos até então. Jim Morrison é encontrado morto na banheira de seu apartamento em Paris no dia 3 de julho. Oficialmente a morte foi divulgada como sendo causada por um ataque cardíaco. Um livro está prestes a ser lançado contando uma versão diferente da morte do vocalista. Segundo o livro, Morrison teria morrido de overdose em um bar e levado para seu apartamento.
John Lennon lança o álbum "Imagine" em 10 de agosto. Lennon se tornaria o ex-Beatles com maior sucesso na carreira solo.
Em agosto era lançado na Inglaterra o álbum "Who's Next", do The Who, considerado por muitos como o melhor disco do grupo.
A ópera-rock "Jesus Christ Superstar" é lançada e faz sucesso em todo o mundo. O papel de Jesus Cristo é interpretado por Ian Gillan.
1973
Um dos mais importantes álbuns da história chega às lojas: "The Dark Side Of The Moon", do Pink Floyd. O disco ficou 741 semanas na parada da Billboard e é considerado o quinto álbum mais vendido de todos os tempos, com mais de 40 milhões de cópias. "Time", "Money" e "Us and them" estão neste álbum.
O primeiro álbum do Queen é lançado em 13 de julho. A música que abre o disco, "Keep yourself alive", torna-se o primeiro clássico do grupo e a única que eles continuariam tocando por muitas turnês.
No Brasil, Raul Seixas lança seu terceiro disco com músicas inéditas, "Krig-Ha, Bandolo". O disco traz os primeiros sucessos do cantor como "Mosca na sopa", "Metamorfose ambulante", "Ouro de tolo" e "Al Capone". Raul é considerado o pai do rock brasileiro.
Um dos maiores fenômenos da música brasileira também lança seu primeiro disco em 73. O grupo Secos & Molhados trazia uma sonoridade diferente, misturando a MPB e o rock e chocava principalmente pela performance do vocalista Ney Matogrosso. O primeiro disco vendeu 300 mil cópias em 2 meses.
No último dia de 1973, o AC/DC faz sua estréia no palco do The Chequers Club, em Sydney, Austrália.
O Kiss foi formado e logo no ano seguinte lançam seus dois primeiros discos: "Kiss" e "Hotter Than Hell", causando polêmica pelas maquiagens e roupas que os integrantes usavam.
1974
Um grande festival acontece nos EUA, o California Jam. No dia 6 de abril mais de 200 mil pessoas assistem Black Sabbath, Emerson, Lake & Palmer, Eagles e Deep Purple com sua nova formação, trazendo David Coverdale e Glenn Hughes, entre outras bandas.
Alice Cooper fez o primeiro grande show de rock internacional no Brasil em 1974. Cerca de 100 mil pessoas compareceram ao Anhembi, em São Paulo, para assistir a apresentação que promovia o álbum "Muscle Of Love".
1975
Em 7 de abril Ritchie Blackmore anuncia que está deixando o Deep Purple. Para seu lugar o jovem Tommy Bolin é chamado. Blackmore formaria o Rainbow com os músicos do ELF, entre eles o vocalista Ronnie James Dio.
1975 viu o surgimento do Punk. Nos Estados Unidos, os Ramones assinam contrato de 5 anos com a gravadora Sire Records. O primeiro álbum do grupo seria lançado no ano seguinte.
Na Inglaterra o Sex Pistols é formado e também lançam seu sucesso "Anarchy in the UK" no final de 76.
Em 4 de dezembro, o guitarrista Tommy Bolin, do Deep Purple, morre devido a uma overdose.
Em 21 de novembro é lançado na Inglaterra "A Night At Opera", a obra-prima do Queen e um dos álbuns mais conceituais de todos os tempos. O disco continha alguns dos maiores singles da banda, tais quais "Love of my life", "´39" e "The prophet´s song". Além disso, apresentou ao mundo "Bohemian rhapsody", uma ópera-rock que dividiu a cronologia da banda. O videoclipe dessa canção se tornou o primeiro oficial da história.
1977
Em 1º de janeiro é aberto o primeiro clube de Londres dedicado ao punk, o The Roxy. Logo na estréia quem se apresenta é o The Clash.
Em 16 de agosto o mundo perde Elvis Presley. O cantor foi encontrado morto em sua mansão por sua namorada Ginger Alden.
Meat Loaf lança o álbum "Bat Out Of Hell" em 21 de outubro, seu maior sucesso até hoje e quarto disco mais vendido da história da música.
1978
Em 2 de fevereiro a banda formada pelos irmãos holandeses Eddie e Alex Van Halen assina contrato com a Warner Bros. No mesmo ano é lançado o primeiro disco do grupo.
A banda irlandesa U2 ganha um concurso de talentos em 18 de março e tem como prêmio a oportunidade de mostrar suas músicas para a gravadora CBS.
O punk rock continua em alta e uma importante banda é formada: Dead Kennedys.
O punk também dá as caras no Brasil. Na capital do país é formada a banda Aborto Elétrico, que alguns anos mais tarde daria origem ao Capital Inicial e à Legião Urbana.
1979
O primeiro registro em vinil do Iron Maiden é lançado em 9 de novembro. O compacto "The Soundhouse Tapes" vende mais de 5 mil cópias em 10 dias.
Um dos grandes nomes do rock progressivo, o Emerson, Lake & Palmer, ou simplesmente ELP, anuncia seu fim em 30 de dezembro.
A década de 80 trouxe novos ritmos, novas misturas. As bandas britânicas ganham o mundo com a NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal). Nomes como Iron Maiden, Judas Priest, Saxon, Motörhead e até o reformado Black Sabbath com Dio nos vocais se tornam ícones do estilo.
O punk rock ainda sobrevive. Grupos misturam elementos das discotecas com o pop e o punk e surge a new wave com grupos como Duran Duran, B-52's, Soft Cell, entre outros. The Smiths surge como embrião do que mais tarde será a brit-pop. A tristeza e melancolia do mundo é retratada com as bandas góticas como Sisters Of Mercy, Bauhaus e Joy Division.
O metal melódico cresce graças aos alemães do Helloween. Surge também o thrash e o black metal.
No Brasil, o rock se consolida e ganha notoriedade.Quase involuntariamente surge o movimento 'BRock', como ficaram conhecidas as bandas surgidas na década de 80 no país: Ira, Capital inicial, Legião Urbana, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, dentre outras. Algumas com uma sonoridade mais pop, outras apostando num peso maior.
1980
O ano começou com a morte do vocalista do AC/DC, Bon Scott. O cantor foi encontrado morto dentro de seu carro no dia 19 de fevereiro, sufocado com o próprio vômito após entrar em coma alcoólico.
O vocalista do Joy Division, Ian Curtis, comete suicídio se enforcando em sua casa em Manchester, Inglaterra. Os remanescentes do grupo formam o New Order.
Em 16 de agosto acontece a primeira edição do festival Monsters Of Rock, na Inglaterra. Se apresentam no festival as bandas Touch, April Wine, Riot, Saxon, Scorpions, Judas Priest e Rainbow. Cerca de 35 mil pessoas comparecem ao evento.
John Lennon morre após levar um tiro de Mark David Chapman em 8 de dezembro. O cantor estava voltando para seu apartamento quando foi abordado por Chapman. O assassino disse que tinha recebido uma mensagem para matar Lennon enquanto lia o livro "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger. Lennon tinha 40 anos.
1981
Em excursão para divulgar seu segundo álbum solo em 1981, Ozzy Osbourne arranca a cabeça de um morcego em pleno palco nos Estados Unidos. O vocalista achou que se tratava de um boneco de plástico. O caso gerou protestos de entidades protetoras de animais e ajudou a cristalizar a imagem satânica que vinha desde os tempos de Black Sabbath.
No ano seguinte, em 19 de março, Ozzy perde seu amigo e guitarrista Randy Rhoads. O músico morreu em um acidente com um pequeno avião. Muitos fãs consideram Rhoads o melhor guitarrista que já tocou com Ozzy.
1982
O punk rock também ganha adeptos no Brasil, principalmente na região metropolitana de São Paulo. Garotos Podres, Ratos de Porão, Olho Seco, Cólera, Inocentes e outras bandas são formadas no início da década. Em 1982 sai a coletânea punk "O Começo do Fim do Mundo", um marco na historia do movimento no país.
1983
O Brasil recebe em 25 de junho de 1983 o Kiss para uma apresentação no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Este foi o último show do quarteto com as famosas máscaras. No dia 18 de setembro eles deram uma entrevista para a MTV norte-americana sem as lendárias pinturas.
Além disso, é formada aquela que se tornaria, anos mais tarde, a maior banda de metal do Brasil, o Sepultura.
1984
Em dezembro, Rick Allen, baterista do Def Leppard, sofre um acidente de carro e tem que amputar o braço direito. Apesar de todos acharem que era o fim da carreira do músico, Allen continua na banda tocando com uma bateria adaptada.
1985
11 de janeiro ficou marcado na história da música mundial e principalmente no Brasil. Neste dia começou a 1ª edição do Rock In Rio. O festival trouxe pela primeira vez ao país grandes nomes do rock e pop mundial. Iron Maiden, Whitesnake, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, Scorpions, AC/DC, YES e Queen foram algumas das atrações do evento.
Nos dias 28 e 29 de janeiro foi gravado o single "We Are The World". A música fazia parte do projeto USA for Africa, em que vários artistas se juntaram para arrecadar verbas para ajudas os famintos na África. Bob Dylan e Bruce Springsteen foram dois dos 44 cantores que participaram da música.
Em maio chega às lojas brasileiras um dos maiores fenômenos da música nacional: o primeiro disco do RPM. "Louras Geladas", "Olhar 43" e "Rádio Pirata" se transformam em hits nas rádios. O sucesso é tanto que logo no ano seguinte o grupo lança um álbum ao vivo, "Rádio Pirata Ao Vivo", que vende mais de 2 milhões de cópias.
Seguindo a mesma idéia, o músico irlandês Bob Geldof organiza junto com Midge Ure o Live Aid, que aconteceu em 13 de julho de 1985. O evento reúne grandes nomes do rock como Judas Priest, Black Sabbath, Led Zeppelin, Queen, David Bowie, The Who, U2 e Dire Straits, entre outros. Graças a esse evento o dia 13 de julho passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock.
No mesmo ano, Vivian Campbell, na época guitarrista da banda Dio, teve a idéia de fazer um projeto para ajudar os famintos da África apenas com personalidades do heavy metal. Ronnie James Dio gostou da idéia e conseguiu juntar grandes nomes para gravarem a música "Stars", que foi lançada no álbum "Hear N’ Aid". Entre os participantes estavam Rob Halford, Geoff Tate, Blackie Lawless, Yngwie Malmsteen, Adrian Smith, Dave Murray, Rudy Sarzo e Vinnie Appice.
A música "Money for Nothing" do Dire Straits chega ao topo da parada em 21 de setembro, impulsionada pelo videoclipe com participação de Sting.
1986
O Metallica lança seu terceiro disco, "Master Of Puppets" e abrem alguns shows para Ozzy Osbourne. Em 27 de setembro a banda está em turnê pela Suécia e os membros do grupo tiram a sorte nas cartas para decidirem quem ficaria com a melhor cama do ônibus de viagem. O baixista Cliff Burton ganhou o jogo e escolheu sua cama. Durante a noite, o ônibus derrapou na pista coberta de gelo e saiu da pista desgovernado. Com o acidente, Cliff Burton foi arremessado pela janela do ônibus. O baixista, então com 24 anos, morreu no local.
Os Titãs lançam seu terceiro disco e um dos principais álbuns do rock brasileiro: "Cabeça Dinossauro". O disco chegou às lojas em junho e foi o primeiro do grupo a ganhar disco de ouro. Músicas fortes e pesadas para a época como "Igreja", "Polícia" e "Bichos escrotos" fazem parte do disco.
1987
O U2 lança o disco "The Joshua Tree" e a banda alcança pela primeira vez o topo da parada norte-americana. Na Inglaterra a banda já tinha chegado ao primeiro lugar outras 2 vezes.
O Uriah Heep se torna a primeira banda ocidental a se apresentar na Rússia, com 10 apresentações para um público total estimado em 180 mil pessoas. Desses shows saiu o álbum "Live In Moscow".
1990
Em 21 de julho acontece na Potsdamer Platz, em Berlim, Alemanha, o mega-show ‘The Wall’. Roger Waters levou para o local, chamado de 'terra de ninguém', ao lado do muro de Berlim que já estava em ruínas, o show com todas as músicas do álbum homônimo do Pink Floyd. Vários artistas convidados se apresentaram cantando as músicas do álbum, entre eles Scorpions, Bryan Adams e Cindy Lauper.
1991
Em 18 de janeiro começava a segunda edição do festival Rock in Rio. Guns N´ Roses, Megadeth, Faith No More, Judas Priest, Queensrÿche e Sepultura foram algumas das atrações.
Personagens importantes da música falecem. Em abril o baterista do Kiss, Eric Carr, descobriu que sofria de um tipo raro de câncer no coração. Mesmo passando por uma cirurgia o baterista não resistiu e faleceu no dia 24 de novembro. No mesmo dia Freddie Mercury, vocalista do Queen, morre de broncopneumonia agravada pela AIDS.
Surge o Grunge, movimento musical nascido em Seattle, nos Estados Unidos e que teve como maiores representantes as bandas Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains e Soundgarden.
"Ten", o primeiro álbum do Pearl Jam, é lançado em 27 de agosto, trazendo faixas como "Alive", "Even flow" e "Jeremy". Em 24 de setembro sai o segundo disco do Nirvana, "Nevermind", contendo sucessos como "Smell like teen spirit", "In bloom" e "Come as you are". Esses são os mais representativos álbuns do grunge.
O disco que realmente projetou o Sepultura internacionalmente também foi lançado em 91, "Arise".
1993
Após gravar 2 ábuns com o Viper, o vocalista André Matos sai do grupo e forma o Angra. A banda lança seu primeiro disco, "Angels Cry". O disco fez grande sucesso graças a faixas como "Time" e "Carry on".
1994
Mais um ícone do rock morre de forma trágica. Em 8 de abril o corpo de Kurt Cobain é encontrado em sua casa em Seattle. O líder do Nirvana suicidou-se com um tiro na cabeça.
7 anos após o último álbum de estúdio, o Pink Floyd lança "The Division Bell". O disco leva a banda novamente ao topo das paradas graças à música "Take it back".
Em agosto de 1994 acontece em São Paulo a primeira edição do festival Monsters of Rock no Brasil. Tocam no evento Dr. Sin, Angra, Raimundos, Viper, Suicidal Tendencies, Black Sabbath, Slayer e Kiss. O festival ainda aconteceria no Brasil nos anos de 1995, 1996 e 1998.
1995
Uma das mais queridas bandas de todos os tempos, os Ramones, anunciam sua turnê de despedida após lançarem o disco "Adiós Amigos".
1998
O retorno do Black Sabbath com sua formação original é marcada pelo lançamento do disco duplo ao vivo "Reunion".
2000
O Iron Maiden lança seu novo álbum, "Brave New World". O disco marca o retorno do vocalista Bruce Dickinson e do guitarrista Adrian Smith. Desde então o grupo se tornou um sexteto, com três guitarristas.
2001
Mais um Beatle falece. Em 29 de novembro o guitarrista George Harrison morre devido a um câncer.
Em 15 de abril morre Joey Ramone, vocalista dos Ramones. No dia 18 de março do ano seguinte os Ramones se tornam a primeira banda punk a fazer parte do ‘Rock And Roll Hall Of Fame’, em Cleveland.
2002
Quando o The Who organizava uma turnê mundial veio a notícia: o baixista John Entwistle foi encontrado morto em um quarto de hotel no dia 27 de junho.
2004
No dia 8 de dezembro o guitarrista Dimebag Darrell foi assassinado em pleno palco. Cerca de 30 minutos após o início do show da banda Damageplan, que Darrell formou com seu irmão Vinnie Paul após saírem do Pantera, Nathan Gale, de 25 anos, disparou vários tiros contra o guitarrista. Além de Darrell, outras 3 pessoas morreram. O atirador também morreu no local atingido por tiros de um policial.
2005
Em comemoração aos 20 anos do Live Aid, foi realizado em 2 de julho o evento Live 8. Segundo estimativas dos organizadores, 3 bilhões de pessoas assistiram os shows graças transmissões via TV. Um dos grandes destaques foi a reunião do Pink Floyd com Roger Waters. Especulou-se que seria o retorno do grupo, mas passado 2 anos do evento, nada se confirmou.
2006
No dia 18 de fevereiro, os ingleses dos Rolling Stones tocam de graça na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Essa é a terceira visita da banda ao Brasil. Eles tocaram no país em 1995 e 1998.
Um dos mais famosos clubes do mundo, o CBGB, encerra suas atividades em 31 de outubro. Bandas como Sex Pistols, Ramones, Misfits, Elvis Costello, entre outras, começaram suas carreiras ou ganharam notoriedade tocando no CBGB.
2007
Um dos grandes nomes do final da década de 70 e início dos 80, The Police, anuncia no dia 12 de fevereiro que a banda se reunirá para uma turnê mundial.
2008
No dia 4 de fevereiro, o clássico dos Beatles "Across the universe", foi transmitido diretamente ao espaço pela agência espacial norte-americana NASA.
O veterano guitarrista canadense Jeff Healey faleceu em 3 de março, vítima de um câncer contra o qual lutava havia anos.
No dia 2 de junho, o rock perde mais um guitarrista: Bo Diddley, um dos pioneiros do rock e do blues. Vítima de insuficiência cardíaca, o músico faleceu aos 79 anos.
Outra perda para o rock em 2008 foi o falecimento do guitarrista Wander Taffo, em 14 de maio. Taffo foi integrante de diversos grupos de grande projeção como Made In Brazil, Joelho de Porco, Secos & Molhados, Gang 90 e Radio Taxi. Fundou também a maior escola de música da América Latina, a Escola de Música e Tecnologia (EM&T).
No mês de julho, o Brasil ganha a sua Calçada da Fama do Rock, uma versão brasileira da RockWalk, localizada na Sunset Boulevard, em Hollywood. Ultraje a Rigor, Os Mutantes, O Rappa, Lobão, Charlie Brown Jr. e Arnaldo Baptista são alguns dos artistas que deixaram suas marcas na calçada.
2009
Alguns dos fatos que marcaram o rock este ano foram o fim do Oasis e os boatos sobre uma possível volta do Led Zeppelin, o que acabou não acontecendo. Outra novela foi a quase saída de Steven Tyler do Aerosmith. A banda chegou a anunciar que procurava um novo vocalista.
No cenário nacional, tivemos a inesquecível turnê conjunta do Angra e Sepultura que passou por diversas cidades no mês de maio. Sem contar diversos shows nacionais e internacionais que deixaram o país mais rocker em 2009.
2010
Este ano trouxe uma enorme perda para o rock, especificamente para o rock pesado. No dia 16 de maio, o veterano vocalista Ronnie James Dio faleceu vítima de um câncer no estômago. Outras perdas: a morte de Paul Gray, baixista do Slipknot, em maio; e Peter Steele, do Type O´ Negative, em abril.
Uma coisa deixou fãs preocupados: no início de julho, durante uma apresentação em Portugal, Eddie Vedder anuncia férias por tempo indetermidado para o Pearl Jam.
As boas notícias do rock em 2010: a volta do Bush, disco novo do Ozzy e a turnê Big Four - que reúne Anthrax, Slayer, Megadeth e Metallica - transmitida ao vivo nos cinemas brasileiros.
Pois bem... hoje celebramos o Dia do Rock! Não importa qual a vertente que você mais gosta, desde que lhe traga alegria ao ouví-la. Que tenha guitarras e refrões empolgantes, poderosos vocais e melodia contagiante; que lhe traga boas lembranças, que te faça planejar coisas bacanas, que seja, enfim, rock n’ roll!
Se aqueles seus amigos e amigas que gostam de chapelão e calça jeans apertada não gostarem, ótimo. Se aquele pessoal chegado em música enlatada do tipo seriado de televisão odiar, melhor ainda, pois esse tipo de música passa junto com a modinha que a trouxe.
Que hoje seja um dia de celebração dos bons sons, mas que também seja um dia de respeito aos caras que abriram o caminho, àqueles que foram criticados, xingados, reprimidos, mas que nunca deixaram de fazer barulho - no bom sentido - para quem quisesse ouví-los.
Que seja um dia de homenagens aos grandes nomes que estão em atividade, independente da idade de cada um. Homenagens aos grandes nomes que se recusam em parar e aos novos nomes que chegam com qualidade e excelentes álbuns. Gente que mostra a cada ano que os bons sons continuarão a vir. E que também seja um dia para nos lembrarmos dos grandes nomes que nos deixaram. Perdas irreparáveis, mas com legados ricos em qualidade e que contam a história e mostram o caminho trilhado pelo rock n’ roll. Caminho que continuará a ser trilhado por novos fãs, história que continuará a ser escrita por novos nomes e bons sons que sempre encontrarão ouvidos atentos a ouví-los. Viva o ROCK N’ ROLL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário